Terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009
Ensaios do coro de vozes com e sem piano

 

 

Treino e aquecimento das vozes no início das aulas de coro na SAMP, em Pousos, Leiria. Estive lá no fim-de-semana passado e gravei pequenos fragmentos com som e imagem para podermos ouvir e sentir melhor o ambiente desta escola extraordinária onde pais, filhos e avós se juntam para cantar, tocar e ensaiar em orquestras e coros.

 

 

Paulo Lameiro, o inspirador destes e outros projectos da SAMP é um artista muito versátil e muito apostado em criar laços e construir pontes. Tem projectos musicais específicos para famílias, para bebés e para crianças em idade escolar mas também faz música nos hospitais com doentes mentais agudos, vai às prisões ensaiar ópera com os reclusos e tem um sem número de iniciativas no campo artístico, musical e performativo que revelam o seu talento e o seu dom de potenciar os talentos dos outros. Fiz-lhe uma entrevista para este blog que publicarei mal esteja 'pronta'.

 

 

Este homem que começou por cantar 7 anos no S.Carlos e agora trabalha múltiplos universos através da música, continua a aprender enquanto ensina e é também esta abertura de espírito que impressiona quando o vemos em acção. Gostei particularmente das Aulas de Berço, com pais e crianças até aos 2 anos onde mesmo sem palavras todos se entendem e sentem muito próximos. Muito bom. 



publicado por Laurinda Alves às 11:17
link do post | comentar |

3 comentários:
De Rui Ivo Lopes a 3 de Fevereiro de 2009 às 16:48
Confesso que nao sei do que gosto mais:
- de perceber a sorte que foi o ter o Paulo na minha formação musical (enquanto filarmónico de uma aldeia vizinha, frequentei 2 cursos de Verão por ele orientados);
- da forma como o Paulo concretizou a sua sensibilidade e originalidade musicais ao serviço da comunidade (cada vez mais me convenço que são as experiências a um nível micro que potenciam um desenvolvimento sustentável);
- da atenção especial que o MEP tem para com experiências muito concretas sublinhando o que nelas há de positivo. Caramba! A Laurinda até sublinhou que a SAMP estava ao melhor nível do que se faz na Europa!!


De Laurinda Alves a 3 de Fevereiro de 2009 às 18:36
E é verdade, Rui. Este projecto é bom em qualquer parte o mundo! Ainda por cima sabemos que neste país e neste mundo devia haver muito mais Paulos Lameiros a multiplicar os talentos dos outros, a criar laços e a aprofundar o conhecimento de realidades tão duras e adversas como a dos doentes mentais, dos reclusos e dos mais velhos que são facilmente deixados ao abandono. O facto de a SAMP ter projectos nestas e noutras áreas faz de toda esta equipa liderada por Paulo Lameiro uma equipa de excelência. E de excepção!


De Rui Ivo Lopes a 3 de Fevereiro de 2009 às 17:12
Confesso que não sei do que gosto mais:
- de perceber a sorte que foi ter o Paulo na minha formação musical (como músico filarmónico de uma aldeia vizinha, frequentei 2 cursos de Verão, por ele orientados);
- da forma como concretizou a sua sensibilidade e originalidades musicais ao serviço da comunidade (cada vez mais me convenço que são as boas experiências ao nível local que potenciam um desenvolvimento sustentável);
- da atenção e relevância que o MEP dá a pequenos exemplos destacando os seus aspectos positivos. Caramba! A Laurinda até referiu que a SAMP estava ao nível do melhor que se faz na Europa!


Comentar post

Site MEP Europa

Site oficial
A EQUIPA MEP EUROPA

MEP - Movimento Esperança Portugal

Programa MEP Europa

Download

posts recentes

Vivendo e aprendendo...

A Obra do Frei Gil, um so...

Pia do Urso e um Parque E...

BricoSolidário: arranjos ...

A casa dos bebés e crianç...

Breve album de fotografia...

Os melhores queijos das m...

Dia de entrevistas e enco...

Pular a Cerca, programa E...

A Diana, a Cláudia e o Lu...

pesquisar neste blog
 
pesquisar neste blog
 
tags

todas as tags

RSS